O Gás Hélio

Já comentei aqui que fiz alguns cursos com a Kika Duarte da Auguri Festas.

Trago um post da minha querida professora, por ser muito oportuno.

Depois que vimos um vídeo no Facebook sobre um acidente que provocou queimaduras em um menino que brincava com um balão, todas nós que trabalhamos com festas ficamos bem preocupadas!! Afinal todas usamos balões com gás hélio que realmente traz muita leveza à decoração.

IMG_20160410_093503929

 

 

Temos estruturas que substituem o gás mas prefiro usá-las quando a quantidade é pequena e a dificuldade de conseguir os balões inflados é maior, como domingos, por exemplo.

 

 

 

 

Então, segue o post que nos dá uma resposta às nossas dúvidas.

festa-limonada-auguri-festas

 

Gás Hélio: Inflamável ou não?

Essa semana mais um relato de uma mãe viralizou e sensibilizou muita gente nas redes sociais. Trata-se de um vídeo de um menino com aproximadamente 5 anos que teve parte do seu corpo queimado durante uma brincadeira com um balão de gás. A criança pressionou a bexiga que estourou e inflamou e, por sorte, não foi ferido mais seriamente. Mas o gás hélio é inflamável? A resposta é não! Certamente esse balão foi comprado em algum ambulante ou estabelecimento que misturava gases.

O Gás Hélio e o Hidrogênio são os 2 únicos gases mais leves que o ar, entretanto existem diferenças cruciais que desencadearam no acidente acima descrito. Ambos são inodoros, incolores e insípidos. Porém o Hidrogênio é altamente inflamável e reagente, enquanto o Hélio não inflama e é inerte (não reage com outros gases nem materiais). Além disso, o Gás Hélio é extraído em apenas dois lugares do mundo: nos Estados Unidos e na Turquia, o que torna 20 vezes mais caro do que o outro.

Mas e para quem compra para festas, como se proteger desse problema? Conversamos com a Elis, proprietária da Rica Festas que tem 28 anos de mercado e foi pioneira em decoração de balão utilizando o Gás Hélio. Ela nos contou que é preciso checar a procedência desse gás, no Brasil existem apenas 3 empresas que comercializam a distribuição de Hélio, uma delas é a White Martins Brasil (Praxair). Além de comercializar os balões, Elis aluga cilindros de Hélio, e seus clientes recebem uma cartilha com instruções e esclarecimentos que ilustram esse post.

 

manual-do-gas-helio-2-

Nas minhas produções, quase sempre utilizo balões de hélio pois dão leveza e movimento à decoração. Para nós, festeiras (os), fica a dica da importância de fornecedores confiáveis e com gás hélio puro e de qualidade. Sabemos que o valor do mesmo é alto, por se tratar de um gás nobre. Mas também concordamos que segurança é fundamental, certo?
Fotos: Manual do Gás Hélio Rica Festa
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s