6 Erros de gestão comuns para quem trabalha com festas

Do site Auguri – Festas e Eventos

xQuem decide trabalhar no mercado de festas certamente tem como principais qualidades a criatividade,  desenvoltura,  adora com tudo relacionado a  temas, cores, flores peças, etc.  São pessoas que amam criar; sejam doces, balões, lembrancinhas, decorações e tem grande satisfação com o reconhecimento dos clientes e convidados após tanto esforço.

Porém quem já tem um pouco de experiência como empreendedor sabe que muitas vezes o talento e a dedicação não são suficientes para a empresa “dar certo”. Muitas vezes levamos anos para descobrir quais são as barreiras para o sucesso e muitos desistem no meio do caminho.

Separei abaixo 6 dos principais erros que eu mesma cometi lá no começo ou que foram descritos por muitos dos alunos nos cursos que tenho dado em todo o Brasil.

  1. Não definir o público-alvo: Muitas vezes começamos o negócio sem ter definido claramente quem são os potenciais clientes. É imprescindível  ter esse aspecto muito bem definido, sem ele não há como acertar no produto, no preço, na divulgação. Até mesmo o nome da empresa depende desse posicionamento. É preciso  ter muito claro qual é o tipo de cliente desejado e após isso tomar as outras decisões com foco em atender da melhor forma suas  necessidades e expectativas.
  1. Preços mal elaborados:Preço é sempre um dos temas mais polêmicos e uma das maiores dificuldades dos empreendedores de maneira geral. A tentação em baixar  os valores em função de “guerra de preços” da concorrência é sempre muito grande também no nicho de festas. Antes de mais nada é preciso conhecer a fundo os custos fixos e variáveis e adequá-los se estiverem exagerados. É preciso também entender quais são os atributos valorizados pelo cliente e demonstrar claramente que os produtos ou serviços irão satisfazer suas expectativas. Quando isso ficar claro e criar-se um valor verdadeiro para o cliente, o preço certamente terá menos relevância na tomada de decisão.
  1. Mal uso das ferramentas de marketing:  Umas das principais vantagens do marketing digital é a alta capacidade de segmentação que as ferramentas atuais permitem e a ampla possibilidade de mensuração de resultados. Muita gente ainda não sabe como lidar com essas ferramentas e acaba “queimando” toda verba em anúncios pouco efetivos. Saber lidar com esse “novo marketing” é cada vez mais crucial para o sucesso do negócio.
  1. Falta de Relacionamento com prospects e clientes: Muitas empresas fazem um esforço enorme para  conseguir contatos de “prospects” e conquistar clientes, porém simplesmente descartam esses dados, por falta de organização.  É preciso entender que a  lista de prospects e clientes  é o  principal ativo de uma empresa. Saber trabalhar com essa lista certamente fará toda diferença.
  1. Ausência de controle financeiro: Lidar com números muitas vezes não é a preferência de quem trabalha com festas. Mas saber controlar o fluxo financeiro é essencial para qualquer empresa. Com um pouco de disciplina, é possível realizar esse controle e ter muito mais tranquilidade no dia-a-dia.
  1. Falta de agilidade no atendimento: Nos dias de hoje a comunicação está cada vez mais ágil. As pessoas esperam retorno “em tempo real” de quase tudo. Demorar um ou dois dias para enviar um orçamento ou até mesmo demorar algumas horas para responder uma dúvida pode ser um fator determinante. Para evitar isso é importante padronizar ao máximo os processos e treinar pessoas  que trabalham na sua equipe. Quem souber atender o cliente com qualidade e agilidade já estará à frente de muitos concorrentes.

Para muitas pessoas o tema “gestão” pode assustar, mas com um pouco de disciplina, é possível lidar com ele de maneira simples e natural; o resultado certamente é recompensador!

Sucesso e beijos, Kika

_____________________________________________________________________

Kika Duarte é decoradora, sócia da Auguri Festas e já  ministrou cursos de decoração e gestão para mais de 7.000 alunos em todo o Brasil além de outros países como Argentina, Chile e em breve Equador.

No curso “Como gerenciar sua empresa no mercado de festas“ Kika aborda esses e outros itens importantes para a gestão da sua empresa. O curso inclui também planilhas que ajudam nesses controles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s